Unidades de Urgência e Emergência do Complexo Famema implantam sistema e-Kanban

02/06/2016 00:00

 

As unidades de Urgência e Emergência do Complexo Assistencial Famema implantaram o sistema denominado e-Kanban para o atendimento ao paciente. O termo Kanban significa "cartão" ou "sinalização" e o conceito é utilizado para agilizar o fluxo de trabalho. No Kanban, os cartões são movimentados de acordo com o estágio em que se encontram. Pensando nisso, o NTI ¿ Núcleo Técnico de Informação da Famema desenvolveu, a pedido da Coordenação de Urgência e Emergência, um sistema de Kanban Eletrônico (e-Kanban) para as unidades de Urgência e Emergência do Complexo Assistencial HCFAMEMA.

Cada cartão contém informações importantes para o atendimento do paciente,  como classificação de risco (cor); estágio do atendimento (classificação/triagem, não atendido, em atendimento, atendido); número do prontuário e nome do paciente; horário de abertura do atendimento; equipe prestadora (serviço); solicitação de exames laboratoriais  e solicitação de exames de imagem.

Quando são solicitados exames laboratoriais, um tubo de ensaio branco aparece no cartão do paciente, ficando verde quando o resultado é liberado. Da mesma forma, quando solicitado um exame de imagem (ressonância, tomografia ou ultrassom) uma radiografia branca é exibida, ficando verde quando o "laudo preliminar" é digitado e liberado, o que torna o processo de atendimento mais ágil e eficaz. Os laudos podem ser consultados imediatamente no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e as imagens visualizadas no software ClearCanvas.

Clicando sobre o cartão do paciente, o profissional de saúde é direcionado para o PEP, onde pode registrar o atendimento (história e evoluções), solicitar exames, prescrever medicamentos, emitir atestados e imprimir receituário. Caso solicite uma internação, o sistema carrega a história do pronto socorro para a internação.

O e-Kanban também oferece uma variedade de informações gerenciais: número de atendimentos por horário, atendimentos por prestadora (saúde mental, clínica médica, cirúrgica e ortopedia), atendimentos por origem, dentre outras. Para os pacientes internados sob observação, o sistema permite acompanhar o tempo de permanência. O fluxo de atendimento no e-Kanban pode ser acompanhado por meio de qualquer um dos diversos terminais espalhados pela unidade de Urgência e Emergência ou pelo monitor de TV instalado no posto de enfermagem (HCI). No total, foram instalados 39 computadores e 20 impressoras nos prontos socorros do HCI, HCII e Ambulatório de Oftalmologia.

O sistema está em funcionamento na Unidade Materno Infantil (HCII) desde 29 de fevereiro e na Unidade Clínico Cirúrgico (HCI) a partir de 21 de março. De lá pra cá, foram realizadas 14 mil triagens e classificações, 20 mil pedidos de exames e 13 mil prescrições médicas dentro do sistema. O e-Kanban permite organizar e agilizar o fluxo de atendimento das unidades de Urgência e Emergência, fornecendo indicadores em tempo real que possibilitem aos gestores tomar as decisões corretas na hora certa.

O Coordenador do NTI da Famema, Nelson Miranda, enfatiza a importância do sistema para agilizar o atendimento ao paciente nas unidades de urgência e emergência do Complexo Assistencial HCFAMEMA. ¿Vale destacar os percentuais de uso, principalmente no mês de maio, próximos ao 100%. Podemos considerar este como um indicador de sucesso, devido ao grande impacto que tal ferramenta acarreta nas rotinas e na cultura institucional. Outro ponto importante é a funcionalidade de visualização dos `laudos preliminares¿ para os exames de imagem (ressonância, tomografia e ultrassom) que começou a funcionar a partir da semana passada. Gostaríamos de agradecer o apoio e o empenho de todos para que tal fato pudesse acontecer¿.